quinta-feira, 5 de abril de 2012

A verdade sobre as barras de cereais

Nessa longa estrada da vida ..kkk ouço varias mulheres e varios homens comentando comigo"Joao eu como barra de cereal nos intervalos de refeicao" ai eu respondo Meu Deus que lixo vc ta comendo, parece que estou cometendo o 8 pecado capital..
Pesquisando um pouco  e tendo o hábito de ler a lista de ingredientes dos alimentos que ingerimos ninguém mais consegue nos enganar.

Pra mim o exemplo típico do que estou dizendo é barra de cereal. Tanta gente acredita que é algo saudável, quando na verdade a maioria desses produtos não passa de concentrados de açúcar com um tiquinho de fibra, misturado com conservantes e gordura ruim. Eu nunca como esses produtos (pra mim não são alimentos), mas adoro ler os rótulos de tudo que é industrializado pra ter pesadelo depois. Confesso que tenho tendências masoquistas.
Achei na net a composição das barras mais populares aí no Brasil. A mais baratinha tem:
Barra 1, INGREDIENTES – Xarope de glicose, flocos de arroz, banana desidratada, chocolate, aveia em flocos, açúcar invertido, gordura vegetal, sal e estabilizante lecitina de soja.
Vocês sabem que os fabricantes são obrigados a colocar os ingredientes em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente da lista é sempre o que foi usado em maior quantidade. E qual o primeiro ingrediente dessa barra? Glicose (açúcar)! Depois vem chocolate, que com toda a certeza também tem açúcar. Mais na frente tem o quê? Mais açúcar! Durante muito tempo me perguntei o que danado era açúcar invertido (seria sal?), até descobrir que isso é um “xarope quimicamente produzido a partir do açúcar”.  O pior é a propaganda que acompanha essa barra: “Saudável, prático e gostoso, ***** é um alimento 100% natural, criado para as pessoas que procuram equilibrar uma alimentação saudável com praticidade e sabor.” Saudável? 100% natural? Faça-me o favor!
Mas o negócio piora. Fui procurar a composição de uma barrinha mais cara, pensando que os ingredientes seriam de melhor qualidade. Ledo engano.
Barra 2, INGREDIENTES – Glucose, flocos de três cereais (arroz, trigo e cevada), cobertura sabor chocolate ao leite, maltodextrina, flocos de milho, açúcar, aveia em flocos, leite em pó desnatado, castanha de caju, glicerina, óleo de palma, mel, açúcar mascavo orgânico, avelã em pasta, sal, estabilizante lecitina de soja, aromatizantes, corante natural caramelo e antioxidante natural tocoferol.
Quatro tipos de açúcar, mais mel, mais a tal “cobertura de chocolate ao leite”, que também tem açúcar. Se você não sabe, maltodextrina é um composto químico derivado da glicose. Trocando em miúdos, açúcar. O danado tem vários codinomes, o que confunde o consumidor. E o que essa glicerina está fazendo ali? Glicerina na minha casa só a do sabonete Granado!
Subi ainda mais no preço e procurei uma barra de cereal daquela marca mundialmente famosa, conhecida por fazer produtos de ótima qualidade.
Barra 3, INGREDIENTES – Aveia em flocos, flocos de trigo, açúcar, xarope de glicose, flocos de arroz, cevada em flocos, avelã, oleína de palma, liquor de cacau, lactose, gordura vegetal, manteiga de cacau, gordura vegetal fracionada, gordura anidra de leite, estabilizante polidextrose, umectantes sorbitol e glicerol, emulsificantes monoestearato de glicerila, lecitina de soja e ricinoleato de glicerila, aromatizante, acidulante ácido cítrico, corante natural caroteno e antioxidante tocoferol.
A primeira barra que utiliza mais aveia do que açúcar na composição, o que deveria ser a norma e não uma exceção. Mas pra compensar ela tem cinco (!!!) tipos diferentes de açúcar, cada um mais artificial que o outro, além de cinco tipos de gordura (oleína de palma, gordura vegetal, manteiga de cacau, gordura vegetal fracionada, gordura anidra de leite), glicerina (de novo!), aromatizante e corante. Quem ainda acha essa barrinha saudável?
Analisei a composição de uma barrinha “diet” só pra torturar mais um pouquinho.
Barra 4, INGREDIENTES – Sorbitol, Flocos de Arroz, Aveia, Maltodextrina, Poli dextrose, Polpa de Morango, Morango em Flocos, Estabilizante Lecitina de Soja, Acidulantes Ácido Cítrico e Ácido Lático, Aromatizante, Corante Natural Carmim e Edulcorante Artificial Sucralose.
Quatro tipos de “adoçantes”, incluindo o sorbitol, a maltodextrina e a dextrose encontrados nas barras convencionais. Não vou começar uma discussão explicando porque adoçantes artificias são péssimos pra saúde, fica pra outro dia, mas deu pra ver que normal ou diet, essas barrinhas não são nada saudáveis, muito pelo contrário.
E bem mais negocio as barras de proteinas , onde tem baixo valor de carbo, alto valor de proteinas e fibras, e baixo sodio. sua insulina  agradeçe

4 comentários:

  1. Tem dias que não tenho tempo de tomar café, e acabo substituindo por uma barra de cereal. Nunca mais!!! Obrigada pelo post, já vou mandar o link para as minhas amigas que fazem o mesmo que eu :S

    ResponderExcluir
  2. ran e preferivel. vc realmente tomar cafe para controlar seu cortisol, ou pelo menos um shake de whey protein com banana e aveia.. seu corpo vai agradecer...

    ResponderExcluir