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quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Para criar músculos, é preciso primeiro destruí-los


Muita gente passa horas nas academias e parques tentando conquistar um corpo bonito, mas não obtém resultados satisfatórios simplesmente porque não parou algumas horas para estudar como o corpo funciona e como é possível moldá-lo ao seu bel prazer.
Fazer os músculos crescerem e tornarem-se mais definidos e fortes nada mais é do que ativar um mecanismo de defesa do corpo. Para isso, quatro fatores são essenciais: treino, alimentação, descanso e água. Neste post, vamos focar no treino e no descanso.
Ao contrário do que muita gente pensa, o treino serve para você destruir – e não para construir – os músculos. Exatamente, destruir.

No treino você não está fazendo os músculos crescerem e sim rompendo as fibras musculares quando coloca uma carga ou uma quantidade de repetições acima do que pode aguentar. Isso gera microlesões, que serão curadas durante o descanso.
Ao final do treino, os músculos estão destruídos e o corpo começa a reconstruí-los. E essa reconstrução deixa-os um pouco mais fortes do que da vez anterior, até que você os destrua novamente em um novo treino e o processo se repita, sendo que dessa vez deixando-os um pouco mais fortes.
O processo é semelhante ao da criação de um calo no pé. Quando o sapato roça em uma parte do pé, ferindo-o, logo depois o organismo reconstitui a pele, só que um pouco mais grossa. Aí vem o sapato e fere de novo, e o organismo coloca uma pele mais grossa ainda. Isso se repete até que a pele esteja grossa o suficiente para não se romper mais com aquele estímulo específico.
Para isso acontecer com eficiência, entretanto, o corpo precisa ter matéria-prima para essa reconstrução. E ela vem da alimentação. Se você ingere os nutrientes certos – e consome boas quantidades de água para ajudar no transporte desses nutrientes pelo organismo – o corpo vai ter material para refazer seus músculos fortes e saudáveis.
Agora, se não é durante o treino na academia que os músculos estão crescendo, quando é então? É durante o descanso. Principalmente, durante o sono, quando o corpo libera maior quantidade de hormonio do crescimento. Se você treina pesado e não descansa o suficiente, está trabalhando contra o próprio corpo.

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